Captcha: Recurso de segurança para o sistema Travellink Front Office

Captcha: Recurso de segurança para o sistema Travellink Front Office

O que significa captcha e qual a sua função?

Captcha é uma sigla para “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart”, traduzindo, é basicamente um teste automatizado para diferenciar humanos de computadores. Esse teste é baseado em uma imagem que contém letras ou números, em alguns casos, juntamente com linhas, barras e outras coisas que dificultam a sua identificação automática, mas que para os olhos humanos são de fácil identificação.  

O papel do captcha é evitar fraudes de senhas, liberação de spams ou ações enviadas automaticamente por robôs maliciosos e criminosos.  

Sem essa validação seria muito fácil para os robôs (bots) fraudarem senhas ou enviarem conteúdos maliciosos. Com o captcha, esses robôs encontram grande dificuldade para entender as letras, números distorcidos, linhas e barras que são gerados, reforçando a segurança de qualquer sistema.

Dessa forma, sempre que alguém enviar ou tentar logar em um site ou sistema, o captcha aparecerá para autenticação e caso a sequência seja digitada corretamente, significará que este foi preenchido por uma pessoa de verdade, e não por um robô.  



Captcha no Travellink - Front Office da Wooba  

O recurso Captcha foi implementado para elevar em mais uma camada de proteção a sua segurança no sistema. Sempre que uma pessoa tentar realizar o login no sistema, este será requisitado para autenticar e permitir que tal permissão seja concedida.  

Pode parecer um incômodo esses testes com letras distorcidas sempre que desejamos acessar a plataforma, mas acredite: É muito importante a ativação deste recurso para a garantia de mais segurança!

O uso do captcha é indispensável nos dias atuais, pois sem ele certamente seria quase impossível utilizar a internet ou sistemas de modo satisfatório e seguro.

As tecnologias utilizadas no aprimoramento do Captcha não param de avançar, ao ponto das validações serem possíveis sem que o usuário precise preencher qualquer tipo de informação, bastando apenas um clique para ativar um sistema extremamente complexo. Confira o exemplo abaixo do sistema Travellink - Front Office:

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