No dia 11 de dezembro, o Wooba promoveu mais um webinar de destaque, desta vez em parceria com a IATA(Associação Internacional de Transporte Aéreo). O evento reuniu especialistas do Wooba e da IATA para explorar, na prática, as aplicações do NDC (New Distribution Capability) e seus impactos no mercado de turismo. O webinar trouxe conteúdo rico e discussões estratégicas, reafirmando o compromisso do Wooba com a capacitação dos agentes de viagem.
Participaram do encontro Jackson Andrade, Vera Petrich, Gabriel Szpoganicz e Daniella Alcici, representando o Wooba, e Karina Medeiros, pela IATA. Eles compartilharam insights valiosos sobre o NDC, destacando seu papel como um padrão de distribuição que moderniza a comunicação entre companhias aéreas e agências de viagem. Essa iniciativa visa proporcionar acesso direto a conteúdos personalizados, otimizando a eficiência e ampliando as oportunidades de negócio.
A apresentação foi iniciada por Karina Medeiros, que detalhou a importância do NDC para o setor.
"A IATA criou o programa Modern Airline Retailing, que englobará as principais atividades da transformação da indústria. Tudo começa no NDC, que significa oferecer às companhias aéreas as oportunidades de modernizar suas ofertas para os agentes", afirmou. - Karina Medeiros - IATA
Karina também mencionou uma nova solução da IATA para ajudar companhias aéreas a identificar e gerenciar parcerias com agências de forma mais eficiente. Esse esforço reflete a visão deum mercado mais integrado e ágil, com padrões que facilitam a adoção de novas tecnologias.
A equipe do Wooba apresentou as companhias com conteúdo NDC já disponíveis no Travellink, incluindo Air France, American Airlines, Copa Airlines, Iberia, Lufthansa, TAP Portugal, Avianca, Emirates, Latam, além dos sistemas Amadeus e Sabre via GDS. Além disso, anteciparam os conteúdos NDC previstos para 2025, como Aero mexico, British Airways, Turkish Airlines, Travelport, Volaris e United Airlines.
"O compromisso da Wooba é entregar conteúdo de qualidade para as agências de viagem e para os agentes, independentemente da origem desse conteúdo.” destacou Jackson Andrade, CEO do Wooba.
No webinar, foram demonstradas as funcionalidades do NDC na prática, incluindo pesquisa, reserva, emissão, marcação de assento, compra de bagagem e reemissão de bilhetes. Essa abordagem prática evidenciou como o Travellink pode simplificar operações e maximizar seus resultados sem mudar a rotina dos agentes de viagem.
A conversa avançou para discussões sobre como o NDC pode levar o turismo ao próximo nível. Jackson Andrade fez um paralelo com o avanço do setor bancário no Brasil:
"O padrão é muito mais do que imaginamos. Um grande exemplo é a indústria bancária brasileira, que adotou padrões tecnológicos para criar soluções rapidamente implementadas em todo o país. A IATA está construindo um padrão que simplifica a adoção de tecnologia, facilitando para todos — companhias aéreas, Wooba e agentes de viagem."
O webinar também abordou desafios e perspectivas para a tecnologia no turismo, além de seus benefícios para o segmento como um todo. A sessão foi enriquecida por perguntas ao vivo, permitindo aos participantes esclarecerem dúvidas e explorar tópicos técnicos e estratégicos.
Ao final do evento, Jackson Andrade compartilhou uma mensagem para os agentes de viagem que estão começando na profissão:
"Minha dica não é sobre o NDC... Antes de tudo, você pode começar um negócio individualmente com sua rede de contatos, mas é preciso foco e atenção ao cliente. Nosso trabalho na Wooba é tornar tudo mais fácil. Existem muitos caminhos para desenvolver seu negócio, mas apenas um para ser vencedor: ter disciplina, aceitar a tecnologia como aliada e tratar o cliente com a atenção que ele merece.
Para assistir ao Webinar Wooba com a IATA completo noYoutube, clique aqui!